FAHRER
Era 1992 e Sérgio Fahrer, então com 27 anos, passava por mudanças na vida. Depois de vender uma empresa de engenharia eletrônica que mantivera por uma década, ele foi morar em Los Angeles, nos Estados Unidos, para estudar música. Influenciado pelo irmão mais novo, Jack, que também é músico, se matriculou no Musicians Institute of Technology, onde aprendeu a luthieria – arte de produzir instrumentos musicais personalizados.
Na luthieria, tudo é uma questão de ergonomia e justamente conforto era o que faltava durante os estudos de Sérgio. Uma dor nas costas o incomodava, por isso, ele decidiu criar a própria cadeira para trabalhar. Da junção entre a base de um cajón (instrumento de percussão peruano) e parte de um contrabaixo, surgiu a Cadeira Blues, – composta por palhetas de guitarra derretidas – que tornou-se ícone do design de móveis, inclusive, sendo adquirida por Eric Clapton, um dos diversos artistas e personalidades que têm móveis Fahrer.
A veia musical sempre esteve presente na família: Sérgio é contrabaixista e Jack é tecladista; enquanto a mãe da dupla toca piano, e o pai violão e gaita. A primeira referência para criação do mobiliário foi o rock dos anos 70, mas, por causa da influência paterna, o jazz tornou-se uma fonte de inspiração ainda mais forte aos irmãos.
Jack Fahrer se juntou a Sérgio em 2007. No desenvolvimento das peças, eles apostam no trabalho feito à mão, nas relações humanas e na produção brasileira. Respeitar o tempo das matérias-primas, priorizar materiais sustentáveis e se reinventar constantemente por meio da experimentação de novas técnicas e possibilidades são pilares da dupla.
A madeira curvada, que traz personalidade e formas orgânicas às peças Fahrer e se tornou referência mundial, é resultado da técnica de multi-laminação, patenteada com registro nacional e internacional. O uso de madeira sustentável certificada pelo FSC®️ e a busca por matérias-primas alternativas como alumínio de aviação e propileno reciclado de garrafas PET, entre outras, são práticas reconhecidas internacionalmente no universo do design de mobiliário.
Os Fahrer são uma referência no design de móveis no Brasil e no mundo. As obras dos paulistas passaram por espaços consagrados, como ICFF, em Nova York; Feira internacional de Milão; IF Award, na Alemanha; Design Conecction, em Buenos Aires; a Design Possibile, em Milão; IdFX, em Londres; entre outras, além de ter peças nos acervos permanentes da Galleria Paola Colombari, em Milão, e do Pavillon Le Corbusier, em Paris.